Tendências na saúde para 2024!

Início de ano sempre criamos nossas proposições para o ano vindouro. Na saúde, não é diferente. E eu, como entusiasta na saúde, não deixo de ler todas(as que consigo).

Para a @Deloitte, as tendências que virão para a saúde de 2024 são mais amplas do que simplesmente citar essa ou outra tecnologia.

Vamos a algumas delas:

1. A IA generativa poderia impulsionar a transformação digital: a tão prospectada transformação digital poderia ter como aliado a IA generativa e seus #LLMs como aliado. Os modelos de linguagem trariam como benefício a automação de tarefas burocráticas, como formulários, diminuindo #burnoutmédico. Além disso, contribuiriam para diagnósticos precoces, especialmente de doenças raras.

Para as organizações, a atualização na infraestrutura tecnológica e a estrutura de dados e fluxos de trabalho operacionais seriam necessários;

2. “Estruturas de tecnologia confiáveis” podem avançar com a adoção da IA: A inteligência artificial tem o potencial de afetar o atendimento ao paciente, segurança e #equidade em saúde. Para isso, critérios éticos e legais devem ser rígidos.

3. Usuários assumirão o papel principal na gestão de sua saúde: através de decisões baseadas em dados e sob posse dos dados de saúde, os usuários dos sistemas de saúde(nós) conseguirão ser guias da qualidade de suas vidas. Gestoras utilizarão dados como dieta e atividade física, por exemplo, para personalizar planos de saúde e gerir melhor suas carteiras de usuários.

4. Grandes avanços nas ciências de dados continuarão a surgir: a IA continuará otimizando na saúde: descoberta de novas drogas, tratamentos personalizados serão cada vez mais comuns, através da extração e a relação da saúde com dados(genética, estilo de vida) a IA terá papel fundamental em 2024.

Para você, elas fazem sentido? Como você enxerga essas tendências no ambiente de saúde brasileiro?

#


Deixe um comentário