Sua consulta está sendo ‘gravada’… e transcrita!

Seguindo um texto que já está em nosso blogue, apresento mais um sobre a ação da Inteligência Artificial na prática clínica.

A carga burocrática imposta por planos de saúde e mesmo pela atividade médica em si, tomam cerca de 60% do tempo de uma consulta médica. Todos saem desgostosos. Pacientes que alegam que a consulta foi muito rápida. Médicos exaustos devido ao tempo perdido ao preencher guias, formulários para consultas e procedimentos. Perde a relação médico paciente.

E se conseguíssemos otimizar o preenchimento de formulários médicos, deixando mais tempo para a conversa(anamnese) e exame físico durante a consulta?

Pois bem, já podemos acreditar que esse futuro já chegou. O uso da Inteligência Artificial(IA) e os tão conhecidos modelos de linguagem(LLMs) tipo ChatGPT já estão sendo empregados com essa finalidade.

Essa solução já existe. O Dragon Ambient eXperience (DAX), solução da empresa Nuance, grava conversas entre pacientes e profissionais de saúde de forma contínua e segura por meio de um smartphone ou tablet, criando imediatamente uma nota totalmente formatada e completa no prontuário médico. Através da solução de inteligência clínica ambiente (ACI, sigla em inglês para ambient clinical intelligence), uma tecnologia que emprega IA generativa para otimização na coleta de informações.

Acredita-se que com os médicos bem informados e preparados, os resultados falarão por si mesmos, mas os desafios são grandes. Para diminuí-los, quatro medidas precisam ser consideradas para a implementação bem-sucedida da ACI em um sistema de saúde:

  1. Ter uma estratégia para ajudar os médicos a se adaptarem às mudanças. A tecnologia ACI, por si, é fácil de implementar, mas a adaptação pode ser desafiadora para os médicos. Para tanto, um plano claro para ajudá-los com o novo sistema e integrá-lo ao trabalho diário. Com treinamento, demonstração e suporte contínuo, a adoção tornaria-se mais fácil
  2. Apresentar os benefícios. Os médicos precisam entender como a ACI pode melhorar sua prática clínica, economizando tempo, reduzindo a carga administrativa e permitindo que eles se concentrem mais nos pacientes.
  3. Envolver os líderes clínicos. Eles podem auxiliar com orientações, compartilhamento de experiências positivas e incentivar a adoção. Além disso, médicos em grupos de discussão ou comitês pode ajudar a obter feedbacks valiosos.
  4. Avalie continuamente o progresso. Ao manter vigilância na implementação da ACI é possível identificar desafios e fazer ajustes conforme necessário. A colaboração contínua entre os médicos, líderes clínicos e equipes de TI é essencial para o sucesso a longo prazo.

Logo, para alcançar uma implementação bem-sucedida da ACI, é essencial combinar estratégia, comunicação eficaz e colaboração entre médicos, líderes clínicos e equipes de TI. A ACI, quando implementada corretamente, tem o potencial de transformar a experiência dos médicos e aprimorar a qualidade do atendimento ao paciente. A integração adequada dessas tecnologias não só otimiza o atendimento, mas também aumenta a satisfação dos médicos, tornando-os menos propensos a retornar aos métodos convencionais.

,

Uma resposta para “Sua consulta está sendo ‘gravada’… e transcrita!”

Deixe um comentário